Itenerário

• Peniche

• Cabo Carvoeiro

• Arquipélago das Berlengas

• Ericeira

• Sobreiro

• Convento de Mafra

Faça já a sua reserva

Coast Tour

Tour info

Esta visita à região Oeste começa em Peniche, a cidade mais ocidental da Europa Continental implantada numa península rochosa que termina no Cabo Carvoeiro e de onde se avista o Arquipélago das Berlengas, reserva natural com espécies raras de flora, aves e peixes.

Descendo pela costa percebe-se a vocação marítima de um país em que o mar está presente e faz parte do quotidiano de homens e mulheres que com ele lutam pela sobrevivência.

De entre as muitas vilas piscatórias destaca-se a Ericeira pelo seu estado de preservação, pela beleza das suas ruas, pela alvura das casas, pelas arribas… Daqui partiu para o Brasil a Corte Portuguesa no início do século XIX, acontecimento que acabaria por estar na origem da Proclamação da Independência daquela antiga colónia por parte do Príncipe D. Pedro.

No Sobreiro, meio caminho entre Ericeira e Mafra, o sonho de um homem fez nascer uma “aldeia” onde se recuperam os usos e os costumes das gentes do concelho. O escultor oleiro José Franco não esqueceu nenhum dos edifícios representantes das várias profissões mais tradicionais, como é o moinho, a mercearia, a taberna, o talho, o barbeiro, a igreja e até a padaria onde se pode degustar o tradicional pão com chouriço acabado de cozer no bom forno a lenha. Também lá encontramos uma aldeia construída ao estilo de um presépio com figuras em miniatura, casas fielmente representadas e o rio, animando a paisagem.

Fruto da promessa de um rei, caso a rainha lhe desse descendência, o Convento de Mafra imponente, no estilo barroco, ergue-se na paisagem. José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, imortalizou-o no romance histórico, O Memorial do Convento, cujos personagens podemos imaginar que connosco ouvem tocar os sinos dos dois carrilhões encomendados em Itália pelo rei D. João V.